IMPRENSA

Atendimento:
(11) 4898-8608
comunicacao@promax.bardahl.com.br

LINHA AUTOMOTIVA: nova fórmula do Bardahl Proal

25 de Março de 2011

O BARDAHL PROAL, aditivo para o etanol, está com nova fórmula. O produto ganhou um benefício superimportante, a ação de limpeza, e continua com a sua característica anticorrosiva, essencial para um combustível que tem 7% de água em sua composição, e atribuindo poder de lubricidade ao etanol. A nova tecnologia empregada no BARDAHL PROAL está focada em manter limpo (keep clean) o sistema de alimentação, bicos injetores e válvulas, controlar a formação de depósitos na câmara de combustão, prevenir os efeitos colaterais do etanol, como a corrosão, e auxiliar na lubricidade do sistema.

 Algumas informações relevantes sobre etanol e aditivos:

Etanol: combustível renovável que, no Brasil, é derivado da cana de açúcar, mas pode ser extraído do milho e de um tipo específico de beterraba. O etanol (álcool hidratado) difere-se do álcool adicionado à gasolina pelo teor de água, 7% segundo a legislação brasileira. Por ser hidratado, ele é corrosivo, o que faz com que a proteção dos componentes metálicos fique comprometida. Além disso, tem baixo poder de lubricidade. Em contrapartida, ao ser queimado produz menos gases poluentes.

Tratamento das peças metálicas: em razão das características do etanol, hoje, além do tratamento das peças com banho químico, que forma uma película protetora nas partes metálicas, é comum o uso de aditivos anticorrosivos. Algumas peças dos veículos deixaram de ser metálicas, o que diminui consideravelmente os problemas de corrosão.

Borra branca: esse resíduo, que tem aspecto de gel esbranquiçado, chama-se alcoolato de gel. Esse resíduo não é comum e forma-se devido à adulteração do combustível etanol por soda cáustica (hidróxido de sódio). Essa substância reage com o alumínio, material constituinte da maioria das peças dos veículos, dando origem a este resíduo esbranquiçado. Este resíduo pode vir a entupir o pré-filtro e até travar a bomba.

Garantir a redução dos níveis de emissão dos veículos novos é fator fundamental, mas é necessário garantir também que os veículos sejam mantidos ao longo de sua vida útil conforme as especificações do fabricante. Aí entram a melhoria das características dos combustíveis e o papel dos aditivos, principalmente os detergentes e dispersantes.

Aditivos: são componentes desenvolvidos para serem adicionados aos combustíveis e oferecer-lhes propriedades diferenciadas, como detergência e dispersância. Alguns deles ainda podem oferecer poder antioxidante e demulsificante (aditivos para diesel). Esses aditivos vão trabalhar, principalmente, para eliminar a sujeira (resíduos) do sistema de alimentação, ou no caso dos carros mais novos, com sistema limpo, para evitar que ela se forme.

Por que utilizar BARDAHL PROAL junto ao etanol aditivado?

O ADITIVO KEEP CLEAN (BARDAHL PROAL) ADICIONADO A UM COMBUSTÍVEL ADITIVADO (ÁLCOOL ADITIVADO) VAI POTENCIALIZAR A AÇÃO DE LIMPEZA NO SISTEMA, VAI MELHORAR  A LUBRICIDADE E PROTEGER EM DOBRO CONTRA A CORROSÃO.

No tanque, a junção de etanol aditivado e BARDAHL PROAL será muito benéfica, é totalmente compatível!

O consumidor terá no tanque uma concentração maior de aditivos detergentes e dispersantes, equivalente a um aditivo clean up, responsável por uma limpeza mais profunda.

OUTROS RELEASES

Powered by Focusnetworks