IMPRENSA

Atendimento:
(11) 4898-8608
comunicacao@promax.bardahl.com.br

Linha Rad Cool apresenta três novos produtos

11 de Maio de 2018

A linha de aditivos para radiador da Promax Bardahl cresceu e apresenta grandes novidades. Além dos já conhecidos e consagrados Rad Cool Plus, Rad Cool Long Life, Rad Cool M e Rad Cool Ready to Use, a “família” acaba de ganhar três novos “membros”: Rad Cool M Long Life, Rad Cool Long Life Ready to Use e Rad Cool Super.

Utilizados para permitir que o líquido do sistema de arrefecimento do motor não ferva ou congele, os aditivos são essenciais, na verdade, obrigatórios, pois todas as montadoras recomendam no manual do proprietário os aditivos do tipo coolant. Eles ajudam o motor a funcionar em uma faixa de temperatura ideal, que o permita trabalhar nas condições mais adequadas, obtendo do motor a melhor performance, evitando o superaquecimento e até inibindo a corrosão. Se o radiador não funcionar de maneira adequada e a temperatura não for a ideal, há chances do motor fundir, além de aumentar o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

As distintas tecnologias (inorgânica, orgânica e híbrida) dos aditivos, seu tipo (concentrado ou diluído), além das cores diversas muitas vezes provocam dúvidas nos consumidores e até mesmo em frentistas e lojistas.

Para entender um pouco melhor as diferenças entre os sete produtos da linha Rad Cool, a Promax Bardahl desenvolveu a tabela abaixo, onde é possível conhecer melhor os detalhes de cada um deles.

Vale lembrar que a diferença básica entre a tecnologia orgânica e inorgânica é que uma é desenvolvida com materiais orgânicos em laboratório e a outra é composta por substâncias encontradas na natureza. Já o sistema híbrido utiliza em sua maioria componentes orgânicos e só um inorgânico. Qualquer tecnologia, no entanto, serve perfeitamente para contribuir para a dissipação de calor e evitar corrosão das peças metálicas. No caso dos aditivos, conhecidos como “coolants”, tanto o orgânico quanto o inorgânico têm como principal componente o monoetilenoglicol ou etilenoglicol, para baixar o ponto de congelamento e aumentar o ponto de ebulição da água.

Com relação aos tipos de aditivos, é importante ressaltar que todo produto deve ser diluído em água antes de ser colocado no sistema de arrefecimento. Os concentrados serão diluídos na quantidade indicada pelos fabricantes do veículo em água. No caso dos diluídos, eles já vêm preparados dentro da faixa de concentração das principais montadoras, diluídos em água desmineralizada e, por isso, já possuem um custo mais atrativo.

A LINHA RAD COOL
Primeiro produto da linha criado pela Promax Bardahl, o Rad Cool Plus é inorgânico, concentrado, atendendo a norma 13.705. Na sequência, foi desenvolvido o Rad Cool Long Life: orgânico, concentrado e que também atende a NBR 13.705 (vale destacar que essa norma sofreu uma revisão e passou a incluir as três tecnologias, suprimindo a norma 15.297, que era utilizada só para os produtos com tecnologia orgânica).

O terceiro produto da linha foi o Rad Cool M, que utiliza tecnologia híbrida e também é concentrado. Foi lançado para atender um pedido da Mercedes-Benz, passando a ser homologado pela montadora e utilizado em todos os veículos da marca, tanto leves quanto os pesados.

Com o objetivo de ter um produto que ofereça praticidade na hora do uso e possa ser adicionado em todos os veículos, a Promax Bardahl desenvolveu o Rad Cool Ready to Use. Ele também utiliza a tecnologia híbrida, mas é diluído em água desmineralizada, atendendo a norma 14.261 na proporção de 50/50.

AS NOVIDADES
Novamente atendendo um pedido da Mercedes-Benz foi lançado em novembro de 2017 o Rad Cool M Long Life. Orgânico e concentrado, ele foi homologado pela montadora e todos os caminhões, ônibus e vans fabricados na planta desde esta data, já estão saindo com o produto em seu sistema de arrefecimento. O foco deste novo produto é as concessionárias Mercedes-Benz e frotistas.

Também visando um custo melhor, foi desenvolvido o Rad Cool Long Life Ready to Use. Com tecnologia orgânica, o produto é diluído e atende a norma 14.261. Os postos de combustível e autopeças são o foco.

E a grande novidade, que chega ao mercado no mês de maio, é o Rad Cool Super. Inorgânico, diluído e com baixo custo, ele é compatível com todas as tecnologias. Portanto, pode ser utilizado em qualquer cor de fluído. Para diferencia-lo, ele chega com a cor amarela. O Rad Cool Super terá como canais de venda os postos de combustível e autopeças.


OUTROS RELEASES

Powered by Focusnetworks