IMPRENSA

Atendimento:
(11) 4898-8608
comunicacao@promax.bardahl.com.br

Primeira versão do Detetive Bardahl vai ilustrar novos rótulos de produtos nos 60 anos da empresa no Brasil

10 de Setembro de 2014

 

Os rótulos dos lubrificantes e dos aditivos para lubrificantes da Bardahl vão mudar para a comemoração dos 60 anos da empresa no Brasil. A partir deste mês, os produtos fabricados na planta da empresa, em Cajamar (SP), recebem rótulos com a imagem do Detetive Bardahl. O personagem ganhou “fama e notoriedade” ao combater a Turminha Brava, a gangue de bandidos que danificava partes importantes do motor dos veículos, como anéis e pistões. A consolidação da marca Bardahl no mercado brasileiro está diretamente relacionada ao sucesso da Turminha Brava e do Detetive Bardahl entre as décadas de 1950 e 1990 – a informação está correta, foram 40 anos usando a mesma propaganda com absoluto sucesso e aprovação do público.

Para o professor Arnaldo Mendes Junior, do Departamento de Marketing da ESPM, em propaganda, uma boa ideia pode ser útil por décadas. “E o Detetive Bardahl, em sua luta contínua contra a Turminha Brava, é uma boa ideia: de uma forma lúdica e didática apresenta os benefícios do produto, oferecendo motivos racionais para a compra e pontos de ligação emocional com a marca. Através desses personagens, a Bardahl construiu um relacionamento que vai muito além do consumo de seus produtos, participando da vida das famílias brasileiras, por gerações”, declarou Junior.

O sucesso dos comerciais com a Turminha Brava era tanto que, no final da década de 1960, eles viraram bonecos. A Bardahl lançou uma campanha nacional que dava um bonequinho dos personagens na compra de um produto Bardahl. Até hoje estes bonecos são disputados por colecionadores e vendidos na Internet. Já na década de 1990, os desenhos originais, criados pela agência norte-americana Miller, MacKay, Hoeck and Hartung, foram substituídos por traços modernos pela agência brasileira Denison, dando origem à Motor Gang. 

Além de ilustrar os novos rótulos dos produtos, o Detetive Bardahl e a Turminha Brava podem ser vistos no site (www.bardahl.com.br), na loja virtual (www.lojabardahl.com.br) e em folhetos comerciais da empresa. Já a coleção de bonequinhos e os filmes publicitários da Turminha Brava podem ser vistos no Centro de Memória Bardahl, local que ainda guarda toda a memória da propaganda da empresa, que não se restringe à Turminha Brava.

Os desenhos recentes do Detetive e da Turminha Brava são criações do designer gráfico Dênis Miranda.

Serviço:
Centro de Memória Bardahl – Rua Promax, 1, Jordanésia, Cajamar (SP). Tel.: (11) 4898-8611

OUTROS RELEASES

Powered by Focusnetworks