FAQ

Pergunta: 01 - Os aditivos da Bardahl "viciam" o veículo?

Resposta: Não. Aditivos são substâncias químicas que melhoram as propriedades dos óleos convencionais e dos combustíveis, podendo acrescentar, em determinados casos, propriedades que eles normalmente não possuem. Mas sua ação é temporária: os aditivos de combustíveis (*), por exemplo, agem até o próximo abastecimento; já os aditivos para o óleo agem até a próxima troca.
(*) exceto BARDAHL CLEAN GAS, que é indicado para cada 5000km.

Pergunta: 02 - Só devo utilizar aditivos para óleo quando a vida útil do motor está no fim ou quando apresentar problemas?

Resposta: Não. Os aditivos são desenvolvidos para ações preventivas, e não para solucionar problemas pré-existentes, exceto o BARDAHL PROLONGA (ver Pergunta 9), portanto recomenda-se a utilização em veículos com motores bons, que não apresentam problemas, a fim de aumentar a vida útil das peças e componentes o quanto antes.

Pergunta: 03 - A Bardahl produz óleos para motores?

Resposta: Sim. Nossa linha de óleos para motores é formada pelos seguintes produtos:
- Bardahl Maxoil Sintético SAE 5W-30 API SN: lubrificante sintético para motores a gasolina, etanol, flex e GNV.
- Bardahl Maxoil Sinteconomy SAE 10W-40 API SL: lubrificante de tecnologia sintética para motores a gasolina, etanol, flex e GNV.
- Promax SL Max SAE 20W-50 API SL: lubrificante mineral para motores a gasolina, etanol e GNV.
- Promax CG-4 Max SAE 15W-40 API CG-4/SJ: lubrificante mineral para motores a diesel.
- Bardahl Maxoil Long Life SAE 15W-40 API SL: lubrificante mineral para motores a gasolina, álcool e GNV.
- Bardahl Maxoil Diesel Turbo Plus SAE 15W-40 API CI-4/SL: lubrificante mineral para motores a diesel aspirados ou turboalimentados.
- Bardahl Moto 4T SAE 20W-50 API SL JASO MA: lubrificante mineral para motores de motos quatro tempos.

Pergunta: 04 - Com qual quilometragem devemos trocar um óleo de motor?

Resposta: Verifique no manual do seu veículo a quilometragem recomendada pelo fabricante, bem como a especificação do lubrificante.

Pergunta: 05 - Qual é a diferença entre lubrificante mineral, sintético e semissintético? Posso misturar?

Resposta: Mineral: são óleos lubrificantes obtidos pelo processo de refino do petróleo;
Sintético: são óleos lubrificantes obtidos através de síntese química;
Semissintético: são compostos entre óleos minerais e sintéticos;
Os óleos sintéticos e semissintéticos possuem maior durabilidade e resistência se comparados aos óleos minerais, porém, os óleos mais utilizados ainda hoje são os de base mineral, que desempenham um bom papel na lubrificação. Não recomendamos suas misturas devido às suas diferentes viscosidades e desempenhos.

Pergunta: 06 - Podemos adicionar os aditivos para óleo de motores em óleos sintéticos e semissintéticos?

Resposta: Sim. Todos os aditivos da Bardahl para óleo de motores são compatíveis com óleos minerais, sintéticos e semissintéticos.

Pergunta: 07 - Podemos adicionar o BARDAHL B12 PLUS, assim como os outros aditivos de óleo, na primeira troca de óleo?

Resposta: Sim, exceto o BARDAHL PROLONGA, pois sua recomendação exige que o motor tenha rodado acima dos 50.000km e apresente vazamento de óleo ou queima de óleo (fumaça azulada). Quanto antes iniciar a utilização dos aditivos, maior será a vida útil do motor do veículo.

Pergunta: 08 - Posso utilizar BARDAHL PROLONGA em um motor que não esteja queimando óleo ou com vazamento de óleo?

Resposta: Para motores que não apresentam esses problemas, recomenda-se a utilização de outros aditivos para óleo de motor, como o Bardahl B12 Plus.

Pergunta: 09 - Para carros turbinados, qual aditivo para óleo de motor devo utilizar?

Resposta: A Bardahl desenvolveu o BARDAHL POWER RACING exclusivamente para motores de veículos de tunning, turbinados e aspirados a gasolina ou etanol. Indicado na proporção de 10% a 20% do volume do cárter.

Pergunta: 10 - Qual o produto indicado para limpeza interna de motores quatro tempos (Ciclo Otto)?

Resposta: O BARDAHL FLUSH é um produto para limpeza do cárter e paredes internas do motor, removendo borras, resíduos e partículas.

Pergunta: 11 - Em casos severos de formação de borras, como devo utilizar o BARDAHL FLUSH?

Resposta: Após a limpeza manual das peças e a montagem final, aplicar BARDAHL FLUSH conforme instruções contidas na embalagem. Dessa forma, o produto proporcionará a máxima limpeza do motor.

Pergunta: 12 - A Bardahl possui aditivo orgânico para sistema de arrefecimento?

Resposta: Sim. O BARDAHL RAD COOL LONG LIFE é um aditivo à base de monoetilenoglicol de cor alaranjada, também conhecido como aditivo de vida estendida.

Pergunta: 13 - Qual a proporção de aditivo de radiador que devo utilizar em meu veículo?

Resposta: Recomendamos verificar no manual do veículo a proporção indicada pelo fabricante, que deve estar entre 30% e 50% de aditivo.

Pergunta: 14 - Posso misturar aditivo orgânico no inorgânico ou vice-versa?

Resposta: Não. Quem determina o aditivo que deve ser utilizado no sistema de arrefecimento do veículo é a montadora. Indicamos seguir sempre a recomendação do manual do veículo. Para os produtos da linha Bardahl, pode-se afirmar que: Se o BARDAHL RAD COOL PLUS (inorgânico, de coloração esverdeada) for misturado ao BARDAHL RAD COOL LONG LIFE (orgânico, de coloração avermelhada), haverá redução da vida útil do líquido de arrefecimento; se houver a mistura, deve-se seguir o período de troca recomendado para o inorgânico.

Pergunta: 15 - Comprei o aditivo para radiadores BARDAHL RAD COOL PLUS, mas o radiador do meu veículo está sujo. A Bardahl possui algum produto para limpeza de radiadores?

Resposta: Sim. Você deve utilizar o BARDAHL RADCLEAN ou BARDAHL RADFLUSH para limpeza do sistema, sempre observando as orientações de uso no verso da embalagem.

Pergunta: 16 - Nos carros com sistema bicombustível (flex), quando o veículo estiver com apenas um tipo de combustível (gasolina ou álcool), posso utilizar os outros aditivos da Bardahl?

Resposta: Sim, porém certifique-se de que nos abastecimentos anteriores não houve mistura dos combustíveis, e que no abastecimento seguinte seja utilizado o mesmo tipo de combustível. Se utilizar somente etanol, utilize BARDAHL PROAL, se utilizar apenas gasolina, utilize BARDAHL CLEAN GAS, BARDAHL MAX TOP e BARDAHL MAX POWER. Na dúvida, utilize sempre o BARDAHL FLEX, aditivo já formulado para os dois tipos de combustível em qualquer proporção de mistura.

Pergunta: 17 - Para quantos litros de combustível posso utilizar um frasco de aditivo?

Resposta: Para nossos aditivos desenvolvidos para motores a gasolina, etanol e bicombustível, utilize um frasco para até 60 litros de combustível. Para veículos a diesel, utilize um frasco de BARDAHL MAX DIESEL para até 200 litros de combustível ou um frasco de BARDAHL POWER DIESEL para até 80 litros de combustível.

Pergunta: 18 - Posso usar Clean Gas em motores a etanol?

Resposta: Não. É indicado somente para motores movidos a gasolina.

Powered by Focusnetworks